[K-Filme] The Case of Itaewon Homicide


Título em inglês: The Case of Itaewon Homicide / Itaewon Murder Case / Where the Truth Lies
Género: Crime / suspense / mistério
Episódios: 1
Ano: 2009
Origem: Coreia do sul

Elenco:
Jung Jin-Young como Prosecutor Park
Jang Geun Suk como Pearson
Shin Seung-Hwan como Alex
Oh Gwang-Rok como Attorney Kim Byeon
Ko Chang-Seok como Alex's father

Resumo: Este filme é baseado num caso verídico de um crime não resolvido em que um estudante adolescente foi assassinado à facada por um estrangeiro no distrito de Itaewon em 1997. Pearson e Alex são dois jovens americanos com ascendência coreana que são os principais suspeitos do crime. Quando vão a julgamento, cada um dele tenta lançar a culpa no outro e o Prosecutor Park terá de descobrir qual deles realmente cometeu o crime.



Opinião: Este foi um filme bastante interessante. Embora muito parado, deixou-me sempre na expectativa de desvendar o crime juntamente com as personagens e descobrir quem realmente cometeu um crime. Não é um filme muito trabalho nem nada espectacular. Todo o seu tempo decorre no tribunal, em que a história é contada através de memórias e flashbacks.

Há dois suspeitos, um crime e a necessidade de se fazer justiça. Os cenas do crime também não são nada do outro mundo. Um bocadinho de tinta espalhada pelas paredes e por um corpo, uma camera e o filme ficou feito.


Apesar de não ser um filme espectacular, não há assim nada negativo que lhe possa apontar. Foi daqueles filmes que vi todo seguido, sem pausas pelo meio mas que não me impressionou por aí além.

O que me levou a ver o filme já devem saber - Jang Geun Suk. Neste filme ele faz o papel de criminoso/mafioso e é um dos arguidos. Aliás, se tivesse de dizer um motivo para se ver este filme, seria este mesmo. O Jang Geun Suk ficou extraordinário, tão extraordinário que até me deixou arrepiada. Nunca imaginaria que aquela carinha laroca pudesse um dia parecer mesmo a de um assassino. Aliás, acho que depois de assistir a este filme sempre que voltar a olhar para ele vou pensar nele como um homem capaz de fazer tudo, até matar.


Quanto à forma como a história progride, Pearson (o nosso Jang Geun Suk) é logo o primeiro suspeito. Depois quando um dos seus amigos vem testemunhar, transforma-se logo no segundo suspeito.

E basicamente eles os dois passam o filme todo a culparem-se um ao outro. Alex (Shin Seung-Hwan) culpa o seu amigo de uma forma muito espalhafatosa (dando a sensação clara de que é ele o culpado) e Pearson culpa o outro de uma forma tão calma e descontraída que é a verdadeira postura de um psicopata (e ainda por cima de um psicopata bem comportado, o que ainda foi mais assustador).

Então qual deles é o verdadeiro assassino? Durante o filme, vi-me presa nesta dúvida do principio ao fim. Não é algo que possa spoilar até mesmo que quisesse (vocês imaginam claramente porquê) mas dei por mim a achar que o Pearson era o assassino o tempo todo apesar de estar tudo contra o Alex. E até mesmo quando me deixei levar pelas evidências e comecei a acreditar que o assassino era o Alex, ainda desejava no fundo que fosse o Pearson. Porquê? Porque o Jang Geun Suk esteve perfeito no papel de arguido. Ele esteve verdadeiramente assustador. Ainda para mais, ele não falava em coreano mas sempre em inglês. No final do filme lá falou um pouco coreano (para mim esse foi o momento mais assustador de todo o filme).


E por fim, apesar de este ter sido um caso verídico e não resolvido, o filme arranjou uma forma para o resolver, embora subtilmente.

0 comentários:

Enviar um comentário