[Livro] Howl's Moving Castle



Colecção "The Castle Series" - 1º Livro

"A jovem Sophie é surpreendida pela perversa Bruxa das Terras Desoladas enquanto trabalhava, entediada, na chapelaria da família. Por motivos que ela desconhece, a Bruxa transforma-a numa velha de 90 anos, e Sophie não vê outra saída senão fugir para evitar a dor de não ser reconhecida pelas suas irmãs. Vagando sem rumo, a "jovem senhora" acaba na porta dos fundos do castelo do terrível Mago Howl, conhecido por devorar o coração das jovens do povoado.

Assim começa a mágica aventura de "O Castelo Andante". Sophie, Howl, Calcifer e toda as personagens desta história estão prontos para mostrar que surpresas podem se esconder sob a cara de mau, um rosto enrugado ou um castelo encantado..."

Autor: Diana Wynne Jones
Editora: Sem editora em Portugal


Resumo.
Na terra de Ingary, a primeira de três filhas está destinada à má sorte no amor. Este é o caso de Sophie, ao que ela se resignou concentrando os seus esforços na velha chapelaria da família. Mas um dia ela acaba por atrair a atenção da Bruxa das Terras Desoladas que a transforma numa idosa.

Sophie foge de casa para que a sua família não a veja assim e, ao caminhar ao acaso, vai parar num castelo pertencente ao famoso e temido Mago Howl que é conhecido por comer o coração de belas jovens. Uma vez que Sophie não se considera bonita, acaba por se aventurar no castelo e trava amizade com o demónio de fogo, Calcifer, com o qual faz um contrato. Se ela desfizer o pacto que o une a Howl terá o seu feitiço removido também, mas Calcifer só pode dar dicas indirectas para que Sophie adivinhe a natureza do pacto.

Quando Sophie conhece Howl descobre que o mago é um homem bastante bonito, inteligente e muito orgulhoso da sua aparência, que gosta de fugir de mansinho de todas as situações desagradáveis. Mas existem dois problemas que insistem em permanecer: Howl é perseguido pela Bruxa das Terras Desoladas e é obrigado a procurar pelo príncipe Justin e pelo Mago Suliman que desapareceram.

Então Howl usa Sophie como sua mãe para se ir tentando livrar destas situações, ao mesmo tempo que esta se apercebe que dentro dela talvez exista algo mais que pena e raiva pelo egoísta e perspicaz feiticeiro.

Opinião.
Este livro ficou-me gravado na memória pela sua beleza interior. Pertence a uma série "Castle series", composta por três livros:

1. Howl's Moving Castle (1986)
2. Castle in the Air (1990)
3. House of Many Ways (2008)

O primeiro livro desta colecção foi o único que teve adaptação para filme, o qual é conhecido pelo título de " O Castelo Andante" em Portugal.

Poucos fãs deste filme sabem da existência do livro e a principal causa é porque o livro nunca foi traduzido pelas nossas editoras. Não sei qual o motivo porque realmente esta autora merecia atenção de todos. Para quem gostou do filme tenho a certeza que amará o livro. Primeiro, porque o filme apenas segue o primeiro terço do livro e muita coisa fica oculta; e, segundo, porque o pouco romance existente no filme é o "pão nosso de cada dia" no livro.

A primeira razão e aquela que me levou a procurar e ler o livro foi o facto de a relação entre a Sophie e o Howl estar muito mais desenvolvida. Enquanto o cenário de guerra percorre o filme inteiro, no livro este cenário não existe. Embora haja a noção de uma guerra a aproximar-se, o livro é todo só com a Sophie+Howl e Howl+Sophie. E quem não é o fã deste filme que não ficou desejoso de ver mais entre estes os dois? No livro a personalidade de Howl foi explorada ao máximo e todas as interacções que estabelece com Sophie são simplesmente cómicas e irresistíveis.

Muitas mais diferenças tornam o livro ainda mais irresistível que o filme:
  1. O nome verdadeiro de Howl é revelado, assim como os seus gostos pessoais (o Howl gosta de aranhas... nhã).
  2. Sophie é a mais velha de 3 irmãs e no livro fica bem presente que a irmã mais velha de três é sempre a destinada ao fracasso (desta vez ela não se pode queixar porque caiu-lhe do céu o gato de toda a história).
  3. O aprendiz Mark é Michael Fisher, um adolescente apaixonado pela irmã mais nova de Sophie, Martha.
  4. Lettie, a irmã do meio é uma bruxa e a apaixonada de Howl.
  5. A Bruxa das Terras Desoladas é uma mulher jovem e bonita que persegue Howl o livro inteiro. Na verdade não é ela a figura do mal em todo o livro porque existem duas forças malignas. Uma delas é o lado egoísta da Bruxa que ama e deseja o Howl e por isso lança um feitiço de velhice na amada de Howl mas acaba por confundir Lettie com Sophie. A segunda é o demónio de fogo da Bruxa que deseja o coração de Howl para mudar de recipiente já que o seu recipiente original começa a ficar fraco por viver há demasiados anos.
  6. A Madame Suliman não existe. Esta é uma personagem criada com a mistura de duas personagens do livro - Mago Suliman, o Bruxo Real que está desaparecido e a Sra. Penstemmon, uma idosa aposentada e que foi a mestra do Howl.
  7. O espantalho não é o príncipe do reino vizinho mas sim - o príncipe Justin - o irmão desaparecido do rei.
  8. Howl é incrivelmente egoísta, desonesto e covarde no livro e Sophie lida com ele com uma personalidade forte.
  9. No livro é apresentada a família de Howl que vive para além da conhecida porta negra do castelo.
  10. Howl não se transforma em monstro e não sai de casa para combater em guerra nenhuma. Ele só sai mesmo para "devorar o coração das jovens".
  11. Existe confronto directo entre a Bruxa e o Howl.
  12. A maldição de Sophie é quebrada no final.
Estas são as diferenças fundamentais e as que tornam a história diferente, muito mais envolvente e mágica. O livro esconde muitas mais coisas que terão de ser vocês a ler para as descobrirem e se maravilharem.

Imagem por taka0801

A questão que se devem estar a interrogar neste momento é como encontrarem o livro. O livro pode ser encontrado na Fnac, na sua edição em inglês e foi lançado no Brasil pela Editora Record. Existem também algumas versões .pdf online.


Se puderem, leiam este livro porque é muito bonito e irá aquecer-vos o coração.

0 comentários:

Enviar um comentário